Our Blog

Últimas notícias e atualizações de NossoHost

Configuração do Plugin Akismet no WordPress Passo a Passo

Posted byadminon29 05 2015. 0 Comments

Neste artigo vamos mostrar como é feita a configuração do Plugin Akismet no WordPress.

O Akismet é um dos poucos plugins que já vem instalados no WordPress. Este plugin funciona como… READ MORE

Neste artigo vamos mostrar como é feita a configuração do Plugin Akismet no WordPress.

O Akismet é um dos poucos plugins que já vem instalados no WordPress. Este plugin funciona como um Antispam para comentários no seu site, impedindo que spammers postem comentários automaticamente com propagandas, anúncios de produtos, links para sites com vírus ou de phishing, etc.

Este plugin usa os serviços do site do Akismet para fazer a filtragem, beneficiando-se de estatísticas de Spam de milhões de outros sites que usam este serviço.

Você pode configurar o Akismet para que ele exclua automaticamente comentários com alta probabilidade de serem lixo eletrônico, o que facilita muito a administração do seu site.

1) Ativação do Plugin Akismet no seu WordPress

O primeiro passo é a ativação do Plugin, visto que ele já vem instalado por padrão no WordPress. Para isso vá ao menu Plugins na tela de administração do seu WordPress e então clique no link “Ativar” abaixo do nome Akismet na lista de plugins, conforme mostrado na imagem abaixo.

akismet_1

2) Configurar o Akismet

Após a ativação você verá um grande botão azul acima da lista de plugins, conforme mostrado abaixo. Clique no botão “Ativar sua conta do Akismet” para ir ao site do Akismet e gerar uma nova chave de ativação.

akismet_2

Já no site do Akismet, clique no botão “Get your API key”, conforme ilustrado abaixo:

akismet_3

Na próxima tela clique no botão “Get An Akismet API Key” conforme mostra a imagem abaixo.

akismet_4

Na próxima tela informe os dados para a criação de uma nova conta, ou faça login com uma conta do WordPress.com se você a tiver.

Informe seu email, um nome de usuário e uma senha e então clique no botão “Sign Up” para fazer a assinatura.

akismet_5

Na próxima tela você poderá escolher um plano de serviço do Akismet.

Os planos disponíveis são o Pessoal, Negócio e Empresa, cada um com características específicas como o número máximo de comentários filtrados por mês, suporte técnico prioritário, etc.

Neste exemplo vamos mostrar a ativação de uma conta tipo Pessoal, que permite o uso do Akismet sem custos. Note que segundo o licenciamento do Akismet você não deve usar a licença pessoal para sites comerciais.

akismet_6

Na próxima tela você verá dados para pagamento sugerido. A Akismet sugere que você faça um pagamento de $36 por ano (dólares), porém você pode alterar este valor arrastando o botão de rolagem destacado na imagem abaixo, até o valor zero se você não desejar pagar nada (isso é permitido em contas do tipo Pessoal).

akismet_7

Neste exemplo não vamos efetuar um pagamento, mas recomendamos que você contribua com o Akismet se gostar deste plugin, pois ele realmente funciona muito bem.

Informe seu nome e sobrenome para continuar, conforme mostrado na imagem abaixo.

akismet_8

Pronto, sua assinatura no Akismet foi concluída e você já verá sua chave de ativação.

Você pode copiar esta chave e colar na configuração do Akismet no seu WordPress, ou pode simplesmente clicar no botão “Save Your Akismet API Key” mostrado abaixo para que a chave seja salva automaticamente no seu WordPress.

akismet_9

A próxima tela já mostrará o Akismet configurado dentro do seu WordPress. Você poderá alterar alguns parâmetros conforme mostrado na imagem abaixo. Os parâmetros são:

“Show the number of approved comments beside each comment author” – Esta opção vai mostrar o número de comentários aprovados para cada autor de comentários no seu site WordPress.

“Silently discard the worst and most pervasive spam so I never see it” – Esta opção descarta automaticamente os piores comentários de modo que você nunca os veja.

“Always put spam in the Spam folder for review” – Esta opção vai colocar todos comentários considerados Spam na  pasta de spam para revisão posterior.

akismet_10

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.